[FUG-BR] Ajuda para implementação de Firewall

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Sexta Maio 18 10:21:19 BRT 2007

Em Fri, 18 May 2007 09:34:46 -0300 (ART)
Cristina Fernandes Silva <cristina.fsilva em yahoo.com.br> escreveu:

> IP GW - 10.10.10.1
> IP Servidor WIN2003 - 10.10.10.5
>
> Para implementar o Firewall/Squid transparente é necessario colocar
> uma maquina FreeBSD entre o servidor Win2003 e o GW ? poderia colocar
> com o ip 10.10.10.2. estou certa ? Terei que alterar algo no Windows
> 2003. Qual seria a opiniao de vcs..

não chegou realmente a me ficar muito claro, então vai como entendi:

o GW que vc menciona é o roteador que leva vc para a internet? se sim:

/ GW /----/O_SeuNovoFirewall/---/switch/--> lan

seu novo fw pode DEVERIA ter ip-addr compatível com o GW (10.10..) mas
DIFERENTE dos ip-addr da sua rede interna para evitar que algum
engraçadinho mude um cabo no switch entre um e outro e fique livre pra
navegar à vontade no mundo (rss).

Nêsse seu novo fw vc pode usar o pf para forçar TODOS a passarem pelo
squid; Existe bastante documentação a respeito, o google me achou
algumas bem interessantes e que podem responder bem diretamente à sua
necessidade:

http://under-linux.org/1826-proxy-transparente-no-linux-openbsd-e-freebsd.html

http://www.onlamp.com/pub/a/bsd/2006/02/16/os_fingerprint_filtering.html

divirta-se :)