[FUG-BR] Problemas nos HDs ou configurações?

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Segunda Outubro 1 08:54:42 BRT 2007

On Sun, 2007-09-30 at 19:19 -0300, Sergio Augusto Vladisauskis wrote:

> Bom, o primeiro que está o sistema é um HD de 80GB IDE com pelo menos 10
> anos de uso, mas o segundo IDE não tem nem 2 anos de uso, o SATA é
> praticamente novo, só tem 1 ano de uso...

O que está berrando é justamente o que está o sistema, que vc está
dizendo que tá com 10 anos de uso... já venceu mesmo a validade dele né?

Bem, eu sugiro que vc instale o smartmontools (tem no ports) e de uma
olhada nos logs do SMART deste HD (torce pra que ele já suporte SMART pq
há 10 anos isso nao era muito comum... heheheh) pra ver se encontra
algo.
Eu sugiro que vc comece a fazer um backup já do que tiver de dados no
ad0 pois agora é só uma questão de tempo até ele explodir literalmente,
e no fim das contas o linux perdeu mais uns pontinhos comigo pois nem
pra avisar q estava tendo erros de leitura no hd hein?

[]s
Nilson