[FUG-BR] SATA Externo ? Raid ?

William David FUG-BR fugbr em biosystems.ath.cx
Terça Outubro 9 11:19:25 BRT 2007

Bom dia

Estou pensando em fazer um servidor para a função de backup aqui na
empresa e utilizar o Fbsd 7 principalmente pela nova função
implementada pelo ZFS  de FS.

esta placa mãe pelo que vi no site da asus  tem 4 conectores para hd
SATA  e não diz eSATA que seria a função de external sata preparada
para trabalhar com suporte a HOT PLUG (  HOT SWAP ).

também tenho esta dúvida se eu utilizando os  hd´s SATA em  RAID 10 (
ZFS ) eu teria  como trocar os  hd´s a quente em caso de falha de
algum ( claro não sendo o hd que de o boot  com o OS )

para a função hotSwap é necessário o hardware identificar a remoção do
periférico e a reconexão correta e o OS suportar a função pelo DRV do
kernel. somente encontrei na internet algo que seja util por
controladoras  boas  e conceituadas  3ware, RocketRAID que falam em
hotswap e citam suporte a nativo Freebsd. como diaz a pagina de
hardware suportado do freebsd também.

a controladora Sata  indicada para esta placa mãe é uma nvidia nforce
430 as funções RAID dela  pelo que sei dependem do WIN DRV . e não é
puramente  pelo hardware

e principalmente lembrando que  RAID NÂO È BACKUP.
eu utilizo aqui na fábrica onde trabalho  o RSYNC + RAR + NFS  para
efetuar o backup de 1 em 1 hora de 4 servidores.

este é o link do meu post contendo o script de backup que utilizo aqui
na  fábrica mantenho hoje  uma arvores de CVS de 4 meses do servidor +
o espelho total com 1 hora de atrazo  no max  do servidor de arquivos.
1 hd de 80 GB.

http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-08/msg00671.html

Qualquer dúvida manda msg.