[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Estrutura de Servidores

Rafael Motta rafael em dgi.inpe.br
Quinta Abril 17 13:51:10 BRT 2008

Bruno Torres Viana escreveu:
> Senhores,
>
> Tenho vários servidores aqui na empresa, eu queria mudar um pouco a
> estrutura para ficar mais fácil para administrar, então queria algumas
> sugestões e saber se isso funciona.
>
> Primeiro: Migrar tudo para FreeBSD 7.0 (Padronização)
> Segundo: Criar um servidor para BD (MySQL/Postgrey/SqlLite)
>
> Servidores: 2 de SMTP, 3 de Proxy, 2 de IDS, 1 de LOG e 2 de Teste
>
> A pergunta é: Existe a possibilidade de colocar os serviços de banco
> de dados em um servidor só e colocar os servidores para acessar este
> [...]
Quanto ao banco de dados sim.
Você podre centralizar todo o serviço, é assim que fazemos aqui e
facilita muito, pois você nao tem que se preocupar com cada maquina
rodando um tipo de banco.. você tem que se preocupar com uma só... e se
preocupar mesmo, por que se ela cair, pode fazer todo seu sistema parar
também, vá pensando em backups, alta disponibilidade...

Quanto ao ports centralizado deve haver um jeito também, mas nunca
precisei fazê-lo, não sei como é o procedimento, mas acho que o google
deve saber hehe :P

boa sorte!

--
Rafael Motta