[FUG-BR] RES: Replicar Instalação...

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Sexta Agosto 1 07:13:14 BRT 2008

Minha estratégia:

pega um outro disco de qualquer tamanho, e particiona ele como você
quiser (desde que caiba o que você quer dentro do seu esquema de
particionamento), cria um /backup e monta este disco com toda sua
estrutura de partições abaixo do /backup. A partir daí um tar:

tar cf - / --exclude backup --exclude dev --exclude sys | (cd /
backup ; tar xvf - )

da um mkdir no /dev/ e no /sys

ai usa dd pra pegar o setor de boot de um hd pro outro. Pega o
primeiro bloco do de 512 bits do disco e pronto.

A única coisa é que você tem q ficar atento pra não se perder no fstab.

A cópia funciona 100%. Eu ainda uso este esquema pra umas maquinas que
eu tenho na burst.net. Os caras te colocam um hd adicional do mesmo
tamanho do que você tem por algo em torno de U$20/mês. O backup deles
de 50GB custa mais de U$100/mês. Eu uso isso como se fosse um fake
raid (eu posso perder o tempo de abrir um chamado e pedir pra meter o
slave como master) e backup, pois monto esse segundo disco 1 vez por
dia e deixo ele atualizado com rsync. Inclusive da pra fazer isso uma
vez por hora, mas eu não tenho necessidade

Já provei a eficácia por duas vezes, onde eu tive pau no disco
principal. Isso também se provou eficaz uma vez que eu tive um server
invadido. O cara mexeu meu disco principal todinho e nada no slave. Eu
simplesmente troquei os dois discos porque o carinha nem percebeu que
o segundo disco existia. Ai fui atras do patches que o jegue aqui
esquece de aplicar, e ainda pude ficar fazendo uma forense no disco
invadido pra evitar que o cara entrasse de novo pelo esmo buraco :)

Jean