[FUG-BR] Documentação - tradução do Handbook

Mario Augusto Mania m3.bsd.mania em gmail.com
Quinta Agosto 14 10:39:19 BRT 2008

Hehehehehhe

Vamos lá discurtir sobre documentacao de novo hehehe.

Bem, o MAIOR problema de todo mundo, e quando digo maior é maior mesmo
hehehehe, é o TEMPO. Comecamos o handbook com o doc-br, parou,
tentamos comecar a revista, parou, ou seja, sempre há boa vontade e
interesse, mas sempre barramos num problema sério de falta de tempo.
Eu mesmo, estou devendo um howto de como ligar varios links de
internet no servidor e, alem de fazer politica de rota de saida, ter 1
squid pra cada link e ainda com ZPH (entregar o conteudo que tah no
cache sem passar pelo controle de banda). Digo devendo pq tentei
varias vezes fazer o negocio e a falta de tempo me mata. Inclusive,
esses dias, precisei agregar mais 1 link no servidor de 1 cliente, e,
justamente, pelo fato de nao ter documentado tudo certinho, acabendo
comendo bronha e perdi 1 hora ateh conseguir fazer funcionar.

Do meu ponto de vista, o handbook é mais informativo do que formativo,
ou seja, é mais para introduzir os usuários do que para servir de
referencia. Por exemplo, ipfw mesmo, no handbook tem o basico do
basico, se o cara usar o ipfw somente com o know-how do hanbook,
desanima em dois tempo, se tentar o man ipfw, desanima no primeiro
tempo haehauehuae.

Eu acho q o legal, seria um wiki do freebsd mesmo, ou seja, um site
mais vivo e atualizado, ae, por exemplo, eu vou lah e publico o how-to
sobre varios links e tals..., o pessoal testa, e tudo mais, e posta as
alteracoes etc..

Pq isso, pq o maior problema, eh q as docs ficam desatualizadas, ou
seja, o q eu faco hj, daqui seis meses pode nao funcionar, entao,
teria q manter atualizado pra ficar um material de primeira.

Atenciosamente

m3

Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>