[FUG-BR] 8086/8088

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Terça Agosto 19 20:03:10 BRT 2008

> Até hoje não entendo pq vi (ano passado), 8086/8088 e (pasmem!)
> motorola
> 6800.
>
> Enfim.... Mais [off-curiosidade-inútil] que qualquer outra coisa...

Porque provavelmente o objetivo não é criar um cavalo de padre em uma
tecnologia.

Se você quer ensinar um paradigma, qualquer linguagem deveria servir.
E pra constar, quem escreve código pra um 8086 ou pra um 68k, tem
certeza que ele rodar em muitos lugares. SSE, MMX, etc é perfumaria e
otimização que você deveria buscar sozinho depois.

Meu curso me ensinou MIPS. Tem gente que acha que não serve pra nada,
mas pasmem, existem tantos processadores MIPS quanto Intel no mercado.
Cada PS3 tem pelo menos 2.

O curso considerado o melhor em ciências da computação do planeta pela
ACM nos últimos 5 anos(Harvard), ensina 8086 e MIPS. Ahh , e o segundo
lugar(Cambridge/UK) ensina 8086 e ARM.

Será que eles estão errados?

Jean