[FUG-BR] Testes mostram que chips Xeon não têm melhor consumo de energia

Quinta Janeiro 17 11:43:26 BRST 2008

On Jan 17, 2008 9:56 AM, c0re dumped <ez.c0re at gmail.com> wrote:
> Mas taí o estudo mostrando justamente o contrário.
>
> Os k5/k6 realmente tinham um problema de superaquecimento, devido a
> voltagem maior. Mas a serie k5/6 foi lançada há quanto tempo mesmo ?
> 10 anos atrás ? 10 anos em relação no timeline da tecnologia de
> microprocessadores equivale a 100 anos pra nós.
>
> E outra, os k5/6 só derretiam se vc tivesse comprado um cooler muito
> do vagabundo, que queimasse só de ver assombração...

Eu liguei o meu K6-2 300 sem ligar o ventilador e ele funcionou. Claro que
quase queimei o dedo quando toquei no dissipador. E vi um K6-2 266
funcionar meses a fio com o cooler parado. Ele chegou a cozinhar o plástico
da hélice. Aliás, o meu K6-2 300 funciona até hoje, quase 10 anos depois,
com a placa mãe original, uma FIC 503+. Neste tempo fiz upgrade de HD
e de memória, mas no resto é a mesma máquina.

> Nesses "ambientes críticos" os chips da AMD estão dominando. Os
> maiores clusters do mundo usam chips da AMD - e acredite, não foi por
> causa do fator $$$, isso não era problema pra eles.

A Cray gostou dos opteron pelo modo que os processadores podiam se
comunicar em uma máquina multiprocessada.

João Rocha.