[FUG-BR] Veteranos concordam com postura de jovens profissionais de TI!

Quinta Janeiro 17 12:50:10 BRST 2008

Nao tem nada a ver com FreeBSD mais servi tambem para a gente que
trabalha com ti.

Noticia Original
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/01/17/veteranos-concordam-com-postura-de-jovens-profissionais-de-ti/

Profissionais de TI costumam ter opiniões bastante claras sobre as
razões por trás dos desafios enfrentados hoje pelas empresas para
contratar e reter talentos, e grande parte deles não acredita que os
profissionais mais jovens estejam na raíz do problema.

"Parece que somente no setor de TI você encontra esta lógica
distorcida. Você quer profissionais melhores? Então tem que pagar mais
para tê-los e tratá-los bem. Se você quer manter sua equipe, deve dar
incentivo para que ela permaneça na empresa. Qual o objetivo da
indústria ao se queixar dos mais novos?", escreveu um profissional de
TI.

O comentário foi uma resposta a um recente artigo publicado pela
revista Network World, onde diversos gerentes de TI apontaram os
profissionais com idade entre 18 e 31 anos como seus maiores desafios
de gerenciamento e retenção. Outra pesquisa, realizada pela Atlantic
Associates, apontou que, segundo os gerentes de TI, os profissionais
mais jovens têm expectativas irreais sobre seus locais de trabalho.

Apesar dos resultados, muitos leitores discordaram da pesquisa.
Profissionais veteranos afirmam que as expectativas dos mais jovens
não são irreais, e que sua abordagem no momento de se candidatar a uma
vaga não ocorre sem razão. Para eles, os mais jovens têm sido
inteligentes o suficiente para exigir compensações de acordo com suas
qualidades.

"Nossos jovens hoje sabem que seu tempo vai passar quando seus
serviços não forem mais necessários. Eles estão a par da economia
global e sabem o que precisam ganhar antes que alguém apareça e lhes
diga que não são mais necessários. Eles vêm, todos os dias, o que
acontece com seus pais", escreveu um profissional veterano.

Outros acreditam que os escândalos envolvendo empresas como Enron,
Qwest e Worldcom ensinaram aos futuros profissionais como colocar seus
interesses à frente dos de seus empregadores. "Eu acredito que muitas
companhias de TI, ou seus executivos e conselhos de diretores, para
ser mais exato, arruinaram as carreiras de centenas de milhares de
profissionais de TI da minha geração. Eles nos venderam, e isso
destruiu qualquer tipo de lealdade que possa ter existido", afirmou um
veterano da indústria.
O comentário faz lembrar um passado não tão distante, onde muitos
profissionais de TI experientes perderam seus empregos seguindo a
bolha pontocom e se viram fora do mercado de trabalho por muitos
meses. Os profissionais que chegam hoje ao mercado podem ser bastante
cuidadosos em relação a como seus predecessores trabalharam duro e
como foram dispensados rapidamente quando os negócios afundaram.

"Eu admiro a atitude destes jovens. Tenho 45 anos e bastante
experiência sobre o quanto você vale no momento em que sua companhia
decide fazer um downsize. Eu gostaria de ter tido a mesma atitude que
eles têm hoje: você só tem valor até o próximo trimestre fiscal. Esta
nova geração não é boba. Por que eles se matariam por uma empresa que
provavelmente não vai se preocupar com eles?", escreveu outro
profissional.

Outros afirmam que aprenderam com o exemplo de seus pais, que
trabalhavam duro e ganhavam pouco. "Eu cresci assistindo meu pai
voltar para casa todas as noites em total frustração. Ele sobreviveu a
várias ondas de demissões em uma companhia de engenharia e viu muitos
de seus amigos passarem por maus momentos. Seu salário era uma piada,
com 28 anos eu ganhava mais do que ele", respondeu um leitor.

Com a demanda novamente em crescimento, os veteranos da indústria de
TI afirmam que as companhias não devem esperar pagar baixos salários
por habilidades valiosas. Ao invés disso, devem se preparar para
competir pelos recursos existentes hoje. "São apenas negócios. Se a
demanda é alta e o fornecimento é baixo, o preço sobe. As companhias
precisam competir para atrair e reter bons talentos e o profissional
tem que estar atento para vender seu produto ao melhor preço possível,
tanto em termos de trabalho quanto de ambiente profissional", comentou
um leitor.

Enquanto muitos leitores dizem que irreais são as expectativas dos
gerentes de TI, outros estão mais alinhados com os resultados da
pesquisa feita pela Atlantic Associates. Para estes, os candidatos às
vagas de TI deveriam aprender um pouco com seus predecessores, como
entender a natureza do negócio, algo pouco explorado nas escolas
técnicas.

"Em muitos casos, o mundo real é um choque para os mais jovens. Eles
concorrem a vagas sem entender por que a companhia não se curva às
suas necessidades e habilidades, ao invés de pedir que eles mudem para
atender requisitos de negócios. Um pouco mais de educação em negócios
seria muito bem vinda nesta área", comentou um profissional de TI.

--
Alessandro de Souza Rocha
Administrador de Redes e Sistemas