[FUG-BR] Migraçao de php4 para php5

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Terça Março 4 08:10:59 BRT 2008

Em 04/03/08, Tiago Isic Brasil<tiago em isic.com.br> escreveu:
> Bom dia a todos!
>
>  Pessoal seguinte tenho um servidor web em FreeBSD e o mesmo está rodando
>  apache e php4 4.4.8. Mas o pessoal que desenvolve as aplicaçoes em php
>  que rodam nesse servidor descidiram que querem o php5 nesse servidor,
>  pois já testaram as aplicaçoes e funcionam sem problemas em um outro
>  servidor.

Ja era hora

>  A minha dúvida é na migraçao deste servidor de php4 para php5. O como
>  procedo.
>
>  Na minha idéia é desinstalar o php4 e apos isso instalar o php5 ( Eu uso
>  o ports ).

Certo.

>  Mas se eu já for instalar o php5 sem deinstalar o php4, será que o
>  mecanismo do ports irá reconhecer a versão e removerá o php4? E
>  instalará o php5 sem problemas?

Nao, ele ira mostrar conflito e vc mesmo devera remover o 4
[root em bsd /usr/ports/lang/php5]# cat Makefile|grep CONFLICTS
CONFLICTS=      php4-4*

>  Ou sabendo dessas situaçoes existe uma documentaçao já pronta para nos
>  administradores consultarmos antes de proceder quando tem esse ambiente
>  e usamos o ports?

Acho que isso vai mto mais dos programadores, pois foram feitas
diversar mudanças nas api's. Quanto aos admins nao tem segredo não,
desinstala o 4 e manda bala no 5. Boa sorte

--
Giancarlo Rubio