[FUG-BR] Problemas com FreeBSD

André Luiz de Souza andresou25 em gmail.com
Terça Novembro 4 09:43:33 BRST 2008

J MPZ escreveu:
> 2008/11/3 Bruno Torres Viana btviana em gmail.com

> Não mostra nada.

> Não, da o mesmo problema. A conexão trava.
>>
> Sim, seria. Mas so acontece quando eu passo pelo ASA. Através do outro link,
> sem passar pelo ASA, funciona normal.
>
> So que se eu substituo o FreeBSD por um linux, funciona perfeitamente. Deve
> ter alguma coisa no FreeBSD que está barrando isso. Eu acho que pode ser
> alguma coisa com fragmentação de pacote que o FreeBSD está bloqueando, mas
> não sei ao certo e se existe alguma sysctl que eu possa alterar pra tentar
> resolver isso.

> [...]

Tive alguns problemas de conexão com linux passando por firewall
FreeBSD/PF. Aparentemente alguma incompatibilidade entre as
implementações do rfc1323 (window scaling). O kernel linux a partir do
2.6.18 veio com algumas customizações que causaram essa
incompatibilidade. Resolvi de duas formas:

1o.) no linux, desabilitar o window scaling : sysctl
net.ipv4.tcp_window_scaling=0

ou

2o.) no PF, na regra que abre a porta (pass on ...), ao invés de
utilizar keep state, utilizei synproxy state

Tive esse problema no FreeBSD 6, no 7 não tive problemas.