[FUG-BR] Problemas com FreeBSD

J MPZ joompz em gmail.com
Terça Novembro 4 11:24:59 BRST 2008

André,

Em 04/11/08, André Luiz de Souza <andresou25 em gmail.com> escreveu:

> Tive alguns problemas de conexão com linux passando por firewall
> FreeBSD/PF. Aparentemente alguma incompatibilidade entre as
> implementações do rfc1323 (window scaling). O kernel linux a partir do
> 2.6.18 veio com algumas customizações que causaram essa
> incompatibilidade. Resolvi de duas formas:
>
> 1o.) no linux, desabilitar o window scaling : sysctl
> net.ipv4.tcp_window_scaling=0

Ok, fiz isto mas o problema continua. Eu também pensei que pudesse ser algo
com window scaling...

O kernel do linux é o 2.6.25. O FreeBSD é o 6.3-STABLE.

Olha so, se eu executar comandos no terminal "congelado", ele permite a
execução, mas não me retorna nada na tela. Por exemplo, se eu digitar "ls
-la /dev/ |less", eu vejo esse processo em outro terminal com um "ps ax", so
que neste terminal congelado já não me retorna nada. Se eu executo depois o
'top', com um "ps ax" em outro terminal eu vejo o comando "top" em execução.

Por isso que o tcpdump continua passando pacote...

ou

> 2o.) no PF, na regra que abre a porta (pass on ...), ao invés de
> utilizar keep state, utilizei synproxy state

Eu utilizo IPFW. Tentei sem nenhuma regra, somente "allow ip from any to
any", liberando de qualquer lugar pra qualquer lugar e mesmo assim não
adiantou.

Tive esse problema no FreeBSD 6, no 7 não tive problemas.