[FUG-BR] RES: VPN

Ricardo Augusto de Souza ricardo.souza em cmtsp.com.br
Sexta Novembro 28 08:25:39 BRST 2008

Voce usa PF?

Voce pode fazer um nat para o range da VPN.

Da uma olhada em minhas regras.

# cat pf.conf|grep vpn
#Tuneis para VPN
vpn_if ="{ tun0, tun1, tun2, tun3, tun4 }"
#range VPN
vpn_net ="{ 10.10.9.0/27 }"
#NAT  para a VPN
nat on $int_if from 10.10.9.0/25 to 10.10.0.0/16 -> $int_if
#libera acesso VPN
pass in quick on $vpn_if all
pass out quick on $vpn_if all
#libera acesso a VPN na rede local
pass in quick on $int_if from $vpn_net to any modulate state
#libera acesso a VPN para rede MPLS
pass in quick on $mpls_if from $vpn_net to any modulate state
#

E qd vc se conecta na VPN sua internet ' para de funcionar ' pq por padrao a conexao VPN do windows deixa ativo como default gateway.