[FUG-BR] [OT?] SWAP 2x RAM

Sexta Novembro 28 09:29:34 BRST 2008

Pessoal, bom dia..

Lendo este artigo, voltado ao Linux:

http://www.cyberciti.biz/tips/linux-swap-space.html

Há uma explicação histórica sobre a “convenção” de se usar 2xRAM para swap
em parte devido ao gerenciador de memória do Linux, etc, resumindo hoje em
dia esta recomendação, ao menos para Linux não faz mais sentido.

E para o BSD, qual é o mito, qual é a verdade?

Eu pelo menos, me recuso a perder 16GB de swap em disco se meu servidor
tiver 8GB, acho improvável um processo idle ocupar 8GB de RAM para ser
despejado para o disco. Melhor explicando, acho difícil haver processos
inativos que poderiam ser movidos para o disco até ocupar 16GB, bem como
creio não haver razão para se usar >8GB de swap(se houver 8GB de RAM). Se o
servidor já está fazendo swap, é hora de adicionar mais RAM ou verificar o
que está acontecendo..

Se alguém tiver uma explicação oficial do time de engenharia do BSD, seria
bacana para fins de documentação! :)

Abraços