[FUG-BR] [OT?] SWAP 2x RAM

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sexta Novembro 28 10:13:27 BRST 2008

On 11/28/08, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Pessoal, bom dia..
>
>  Lendo este artigo, voltado ao Linux:
>
>  http://www.cyberciti.biz/tips/linux-swap-space.html
>
>  Há uma explicação histórica sobre a "convenção" de se usar 2xRAM para swap
>  em parte devido ao gerenciador de memória do Linux, etc, resumindo hoje em
>  dia esta recomendação, ao menos para Linux não faz mais sentido.
>
>  E para o BSD, qual é o mito, qual é a verdade?
>
>  Eu pelo menos, me recuso a perder 16GB de swap em disco se meu servidor
>  tiver 8GB, acho improvável um processo idle ocupar 8GB de RAM para ser
> [...]

Não tenho a explicação oficial, mas eu já passei por algumas situações
onde o Free dá pau e é necessário gerar um crash dump da memória, isso
quer dizer que quando ocorre algum kernel panic, no proximo reboot o
swap é utilizado para "copiar" o conteúdo da memória antes de gerar o
crash dump, se você tiver o swap menor ou do tamanho exato da memória
você não consegue gerar o dump. Este tipo de crash dump é utilizado
para diagnóstico/correção do problema.

Outras razão seria estabilidade mesmo, de repente você tem uma
aplicação que por algum motivo começa a consumir MUITA memória, você
tendo um swap grande vai ter mais tempo para atuar antes de começar a
tomar vários erros. Claro que em todo o caso esqueça performance
quando o swap é usado, mas isso já é outra historia....