[FUG-BR] [OFF Topic] Modelos de WebCam x FreeBSD

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Sexta Outubro 17 12:47:31 BRT 2008

Uél... Só para dar uma explicação...
Consegui fazer funcionar a câmera usando a placa PICO 2000 e o driver
brooktree (bktr)...
O problema é que a PICO 2000 tem 4 entradas para câmera e o bktr
permite ler apenas uma entrada por vez. Se eu estiver lendo uma e for
executar outro camserv para ler outra entrada, ocorre:
(fbsd_bttv) video_open: Device busy

Bom, de qualquer modo abaixo deixo como fiz, caso alguém se interesse:
kldload bktr
cd /usr/ports/multimedia/camserv/
make install clean
hw.bt848.card=N
hw.bt848.tuner=N
#(para saber os valores de 'N' -->
http://www.fugspbr.org/historico/html/freebsd/2007-01/msg00700.html.
No meu caso foi '4' e '0')
vi /usr/local/etc/camserv.cfg
----------CORTE AQUI--------------
[video_fbsd_bttv]
path            /usr/local/lib/camserv/libvideo_fbsd_bttv.so.0
device_path     /dev/bktr0
tuner_path      /dev/tuner0
port            0 #este valor é a porta/entrada na placa onde a câmera
está conectada.. no meu caso ia de 0 a 3 (pois eu tinha 4 entradas.
Curioso é que as entradas estavam foram de ordem)
width           320
height          240
autobright      100
channelset      1 #pelo que entendi é o tipo de cabo usado, mas não
sei qual o melhor valor
channel         60 #pelo que entendi tem a ver com a frequência de
transmissão (no cabo), mas não sei ao certo qual o melhor valor

[jpg_filter]
path            /usr/local/lib/camserv/libjpg_filter.so.0
quality         30

[time_stamp]
path            /usr/local/lib/camserv/libtext_filter.so.0
text            Time: %X
bg              #ffffff
fg              #000000
x               20
y               11
mangle          1
fontname        8x8

[socket]
listen_port             9193
max_frames              0
max_bytes               0
max_seconds             0

[filters]
num_filters             2
filter0_section         time_stamp
filter1_section         jpg_filter

[video]
video_section           video_fbsd_bttv
width                   320
height                  240
maxfps                  0
memhack                 1
----------CORTE AQUI--------------
Depois é só executar:
camserv /usr/local/etc/camserv.cfg

O chato é não conseguir ler mais de uma câmera ao mesmo tempo (no caso
eu fiz uma copia do arquivo camserv.cfg para camserv_1.cfg e mudei
apenas a linha 'port 0' para 'port 1' e então executei outra instancia
do camserv:
camserv /usr/local/etc/camserv_1.cfg

mas ai dá o tal dispositivo tá ocupado... ((fbsd_bttv) video_open: Device busy)

Enfim é isso.

Muito chato :(