[FUG-BR] PC-BSD x DesktopBSD

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Abril 7 08:40:03 BRT 2009

2009/4/7 Alex de A. Souza <alex_a_souza at msn.com>

> Alguém poderia me dizer qual a diferença entre PC-BSD e Desktop-BSD?
> Qual o melhor pra servidor e desktop?

Nunca usei nenhum dos dois, mas vou falar pelo que leio, o DesktopBSD
é um FreeBSD com uma instalacão mais amigável, e um pacote para
"facilitar" instalacão / remocão e atualizacão  de pacotes, esse pacote
inclusive está disponível no ports em:

/usr/ports/sysutils/desktopbsd-tools

Ou seja, na teoria, pelo que entendi vc pode transformar seu free em um
desktopbsd.

Já o PC-BSD é um projeto mais completo, ele tem seus próprios pacotes,
os .pbi, que já trazem as dependências embutidas pra não ter problema
com versões, ele também instala as coisas em outros lugares.

Digamos que o PC-BSD é um desktop baseado em FreeBSD e o DesktopBSD
é um FreeBSD com um patch pra tornar seu uso em desktop mais amigável.

Como eu disse, isso baseado no que eu já li, não tenho experiência com
esses caras, uso o FreeBSD comum mesmo.

--
Renato Botelho