[FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

Quinta Abril 9 14:07:57 BRT 2009

irado furioso com tudo escreveu:
> Em Thu, 09 Apr 2009 09:53:51 -0300
> Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br>, conhecido consumidor

> vencidos pela deterioração do TI ou apenas (como o cobol) os velhos
> irão morrendo e os novos não se interessam?
>
> em sintese (e aí vai a batata quente): fundamente sua opinião ;)

Nada disso ;) É que a forma como o uptime remoto é calculado via TCP
depende de vários fatores, como arquitetura e granularidade (tickrate)
de escalonador. Tem uma explicação sobre isso no FAQ da NetCraft, sem
muitos detalhes mas ta la.

Com granularidade (tickrate) de até 100 Hertz se consegue calcular o
uptime com precisão. Com granularidade de 101 a 999 Hz se consegue
calcular uptime com limite de 4 anos aproximadamente, variando de acordo
com a granularidade.

Com granularidade acima de 999 temos um limite, os contadores vão
resetar mais cedo, por volta de 49 dias de uptime.

No FreeBSD 6 -STABLE em 32 bits passamos de HZ=100 pra HZ=1000 por
padrão, com isso remotamente o máximo que conseguimos ter de uptime que
pode ser obtido remotamente é 49 dias. Ainda que a maquina esteja ha
1000 dias o Netcraft vai ver no maximo 49, o 50 contará como 0 e o 51
como 1 dias up.

No Linux isso acontece desde meados (nao sei ao certo) da transicao do
kernel 2.4 pro 2.6.

No Windows o tickrate padrão fica em 128, então o Windows vai apresentar
uptimes acima de 49 dias ;) hehehe

Ou seja cedo ou tarde haverá apenas Windows naquela lista. E o NetCraft
vai ter que parar com aquilo pois não fará mais sentido, ou avaliar de
outra forma o uptime.

Acho que em 64bits com tickrate de 1000 conseguimos alguns anos, até 4.
Mas isso se a pessoa usa FreeBSD padrão. A maioria das pessoas que
conheço que fazem perf tuning em amd64 ja elevam o tickrate pra acima de
1000.

Enfim, enquanto os Windows listados la podem ser novos (2003 Server,
etc) temos certeza que os FreeBSD e Linux são antigos, ou (dificilmente
aconteceria eu penso) tunados com tickrate abaixo do padrão.

Portanto, hehehe, isso mais que justifica os vários Windows por la,
acaba que decreta: cedo ou tarde só haverão Windows ali hehehe ;)

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800