[FUG-BR] RES: [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

Quinta Abril 9 14:27:26 BRT 2009

Renato Frederick escreveu:
> Pode-se ter uptime de décadas(hehe), basta um par de firewall com CARP +
> relayd para os servidores backend WEB.

O failover vai manter o serviço up, não o servidor ;)

> Em caso de upgrade de kernel, atualização de apache e outros, faz-se um de
> cada vez, mantendo o estado das tabelas do PF e por ai vai.

Isso vai elevar a posição no ranking de disponibilidade, não no de
uptime. É outra conversa ;) É como contingência e contenção,
contingência e continuidade. Não tem nada a ver uma coisa com a outra ;)
hehehe

> Apesar que particularmente acho que uptime não significa nada, como diz a
> Rita cadillac  'é bom para o moral', mas só isto.

Eu discordo. Não sou a favor também de um "uptime racing" pra ver que
consegue ficar mais tempo no ar. Mas um uptime elevado de uma máquina
publicamente acessivel significa muita coisa. As que consigo pensar:

- Significa que o kernel não é o mais recente. Como consequencia
significa que se o kernel não é recente e o servidor continua de pé é
porque não tem nenhum problema de DoS ou outro tipo de comprometimento
remoto que afete esse kernel.

- Significa que o sistema operacional permite atualizações críticas de
aplicações e bibliotecas sem reiniciar o servidor, muitas vezes
reiniciando apenas a aplicação. Trivial pra gente, mas sabemos que nem
todos sistemas permitem isso.

- Significa estabilidade da infra-estrutura física, parte elétrica,
"desastres diversos" e etc são evitados, tipico de ambiente bem controlado.

- Significa qualidade de hardware utilizado. O que pode ser muito
positivo pra Data Centers se souberem trabalhar isso.

Provavelmente significa outras coisas tambem :)

São as coisas que eu penso quando vejo uptimes altos. Por exemplo aqui
so tenho uptime alto em alguns clientes, mas não em todos. Crédito do
FreeBSD ou da infra-estrutura fisica, eletrica, etc? É um conjunto de
coisas, que reflete na percepção da imagem da empresa, do sistema, etc.

  Não me intimido nem um