[FUG-BR] XFS e JFS

"Fábio Jr." fjuniorlista em gmail.com
Quinta Agosto 6 13:44:59 BRT 2009

irado furioso com tudo escreveu:
> bem.. o reiserfs é do Linux e eu não gostei quando o usei; felizmente
> (me parece) nem pensam em porta-lo pra cá ;)
>
> há uma discussão interessante que pode ajudar em sua pesquisa (ou
> atrapalhar de vez):
>
> http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=2032
>
> pessoalmente, não vejo porque não usar o UFS, default do FreeBSD mas
> (pelo que li) zfs é uma boa opção.

Olá Irado, obg pela resposta,

Na verdade eu já utilizo o UFS, mas estou enfrentando alguns problemas
de velocidade, que não me parecem estar relacionadas a partição, e sim a
barramento, mas isso não vem ao caso. A verdade é que eu de uma forma ou
de outra vou precisar formatar e alterar algumas coisas no meu cache, e
por isso tenho interesse em otimizar ainda mais utilizando o filesystem
mais indicado.

Vou dar uma pesquisada sobre o zfs. Obrigado

Renato Botelho escreveu:
> O FreeBSD suporta, para leitura e escrita, UFS e ZFS, faça uns testes e veja
> qual é o mais adequado para o seu caso. Se julgar que o melhor é jfs, xfs ou
> reiserfs, instale um linux.

Olá Renato, obg pela resposta,

Como disse acima, vou seguir o seu conselho e o do irado e dar uma
olhada no zfs, obrigado.

Mas com certeza, se eu, após analisar e testar, verificasse que
jfs|xfs|resierfs fossem a melhor opção, não trocaria o FreeBSD porque
ele não se resume somente a filesystem. Além de que a escolha do
filesystem é especifica para a partição que armazenará os dados de cache
do Apache. ;-)

[]s