[FUG-BR] XFS e JFS

"Fábio Jr." fjuniorlista em gmail.com
Quinta Agosto 6 15:39:39 BRT 2009

Olá Luiz, obg pela resposta
> Se você quer otimizar seu cache, você deveria começar trocando o apache ;)
>
> O apache como servidor http fica a mais ou menos um dois anos luz atras do
> lighttpd... (acredite a diferença _é_ gritante).

Na verdade eu fiz alguns testes com o lighttpd, e ele não se comportou
como eu esperava. Minha primeira opção era utilizar o lighttpd mesmo,
mas quando testei utilizando o modCache + modCompress + modExpires, que
é a minha real necessidade, ele não me pareceu muito estável. Por isso
mudei para o Apache.
> Agora nem o apache e nem o lighttpd são otimizados para proxy, o sistema de
> armazenar os arquivos que eles utilizam, embora sejam práticos para as
> intervenções do administrador, são um desastre para GRANDES (com letra
> maiuscula) volumes de dados.

Basicamente o que eu sirvo nesse cache são exclusivamente arquivos
estáticos, que estão montados via NFS. Não sei se essa informação é
relevante. Também posso afirmar que o volume de dados que eu tenho que
lidar é GRANDE. Em testes preliminares com menos da metade da aplicação
utilizando o servidor, em 4 dias o já cache ultrapassava 35GB de dados.
Pra mim isso é um volume GRANDE de dados. :-)
> Se você precisa de um proxy http rápido (independente do SO utilizado), vá
> para o squid/lusca, ambos são otimizados para grandes volumes de dados e
> grande números de conexões concorrentes/simultaneas.
>
> Mas enfim... faça seus testes e tire suas conclusões =)

Em um futuro próximo, penso em posicionar um squid a frente dos
servidores de aplicação e de conteúdo estático.

Por isso que no momento, tenho mais interesse em resolver meu problema
relacionado ao filesystem, e não tanto em encontrar uma solução de
aplicação melhor para o cache.

Mesmo assim agradeço a sua resposta. Confirmou minhas preocupações com
questões importantes que com certeza farão diferença posteriormente. ;-)

[]s
    Fábio Jr.