[FUG-BR] [off-topic] Compra Certificado SSL

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Terça Agosto 11 07:16:06 BRT 2009

On 10 Aug 2009, at 20:13, Renato Frederick wrote:

> Crie um site de vendas e veja se terá 1 venda se quando o cliente
> abrir a
> página o IE colocar um escudo vermelho falando "há um problema de
> segurança
> com o certificado deste site" ou então o mozilla falando
> "babalbalbalba
> tire-me daqui".
>
> Self signed certificate e um certificado comprado tem o mesmo
> objetivo, mas
> o público em geral não aceita isto.
>
> Tem a parte também do "processo acreditado de certificação", do tipo
> "fé
> [...]

Entrando um pouco mais tecnicamente no assunto (Meu PhD é exatamente
em verificação formal de protocolos). O certificado ter uma boa
qualidade de asserção do CN é imprescidível para a segurança do SSL/
TLS. A identificação correta do peer ao qual voce esta se conectando é
dada pelo certificado X509.

Se você pensar que o certificado so serve pra fazer a distribuição do
Master Key no SSL, com certeza ambos os certificados são eficazes. Mas
as premissas do SSL/TLS são mais amplas, principalmente a de que  você
tem que verificar a identidade do peer ao qual voce esta se conectando.

A diferença entre um certificado EV e um não EV, é exatamente a
Extended Validation. Hoje um certificado destes de U$99.00 faz
unicamente a verificação do dominio via whois e se foi autorizado pelo
detentor do dominio. Um certificado EV obriga você a mostrar provas
documentais sobre a sua identidade para ser certificado. Por isso que
ele vem com o nome da Empresa, endereço, etc, enquanto o outro so vem
com o dominio.

Em geral eu compro certificados no godaddy.com. É super barato, sem
contar quye você acha um discount code na internet de ate 20%.
funcionam muito bem para asserção do dominio.

Jean