[FUG-BR] Nat e Roteamento em 2 Gateways

Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- eniorm em gmail.com
Sexta Agosto 28 09:48:27 BRT 2009

Bom pessoal, abri esse outro post para nao extender mais o outro sobre PF
nat e roteamento

o problema anterior, apos eu sair refazendo, parte a parte, consegui
solucionar, graças as explicações do pessoal da lista e com uma ajuda do
Botelho, aparentemente alguns disposivitos não estavam mantendo com o
gateway padrão, o que me causou grande dor de cabeça, além daquele meu
equivoco em por + de 1 placa de rede no mesmo server e no mesmo range de
ips, foi mal

após tantos problemas, consegui corretamente fazer o roteamento para os
outros ips cuja rede estão por tras de outro gateway

tal como ilustrado nessa figura

http://img402.imageshack.us/img402/7439/wireless.png

resolvi deixar de lado o lance de natear os clientes (através de wireless)
que estarão conectados a partir deste gateway segundário pelo menos assim
com as rotas eu consigo alcançar todos os clientes e antenas etc... deixei o
nat para o servidor principal

porém, a partir do note, que está atras do outro gate, eu navego normalmente
como se o se IP (rede 10) estivesse nateado, e mesmo não estando nateado,
pois deixei nat somente para o ip da lan que está no segundo gate
(192.168.0.3)

se eu removo a regra nat para o segundo gate (ip 192.168.0.3) ai o notebook
ip 10.10.10.2 deixa de navegar

o estranho é que eu notei perfeitamente que, se eu der ping a partir do note
com destino ao gateway principal, eu vejo os pacotes icmp pelo iptraf do
gate principal, isso confirma que com as rotas, as redes estão alcançáveis,
correto

eu sei que eu estou sendo um pé no saco aqui pra lista, mas ficarei
imensamente grato por qualquer ajuda

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
www.Enio.Pro.Br