[FUG-BR] Nat e Roteamento em 2 Gateways

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Agosto 28 10:36:12 BRT 2009

> http://img402.imageshack.us/img402/7439/wireless.png
>
> resolvi deixar de lado o lance de natear os clientes (através de wireless)
> que estarão conectados a partir deste gateway segundário pelo menos assim
> com as rotas eu consigo alcançar todos os clientes e antenas etc... deixei
> nat para o servidor principal
>
> porém, a partir do note, que está atras do outro gate, eu navego
> normalmente
> como se o se IP (rede 10) estivesse nateado, e mesmo não estando nateado,
> pois deixei nat somente para o ip da lan que está no segundo gate
> [...]

O que você consegue ver no seu gateway principal (linux) quando você pinga
do notebook para a internet  (tcpdump) ?

Você ve o IP 10.x.x.x ou o IP 192.168.0.3 ?

Possívelmente o freebsd ainda esta fazendo nat e convertendo os ips 10.x.x.x
para o 192.168.0.3 ou o linux esta fazendo o nat do IP 10.x.x.x.

Luiz