[FUG-BR] ESXi4 + FreeBSD8 (x64) = PERFORMANCE (resolvido?)

Guilherme Lacerda lacerdaguilherme em gmail.com
Sexta Dezembro 4 09:38:28 BRST 2009

Ola Welkson

> Bom dia Guilherme, foi oque me indicaram também... acho um crime pegar um QUAD CORE e usar só 1 core... mas vou fazer o teste.
>
> Obrigado pelas dicas.

   Realmente é um desperdício. Mas seguindo a lógica apresentada pela
VMWare, se tu tem 4 cores (um processador físico de 4 núcleos) e
utiliza 8 VMs com uma vcpu cada um, na real, tu esta dando 1 core para
ser dividido em 2 VMs, o que seria como tu abrir dois processos
grandes, ao mesmo tempo, numa máquina com processador fraquinho
ehehehe. As 2 VMs irão brigar pelo core, e nisto tu irá perder
desempenho [de acordo com a carga de cada VM].

   Tenho seguido esta receita de bolo e tem dado certo. Um core para
cada VM, nunca deixando mais VM em relação ao número de cores. O único
caso de lentidão mesmo foi a que citei na mensagem anterior. Uma VM
com FreeBSD 7.2 tava precisando de mais memória RAM, fiz o upgrade, e
a partir dai tive lentidões. Pretendo testar se é necessário
recompilar kernel ou fazer alguma outra alteração no FreeBSD após
upgrade de hardware. Assim que tiver os resultados, aviso a lista.

  Ah, outra coisa... Não lembro se já falaram aqui. É melhor ter uma
VM para cada serviço do que ter uma VMzona com vários serviços. Dá uma
certa diferença de performance.

[]'s

Guilherme