[FUG-BR] ESXi4 + FreeBSD8 (x64) = PERFORMANCE (resolvido?)

Sexta Dezembro 4 10:01:14 BRST 2009

Guilherme Lacerda escreveu:
> Ola Welkson

>    Realmente é um desperdício. Mas seguindo a lógica apresentada pela
> VMWare, se tu tem 4 cores (um processador físico de 4 núcleos) e
> utiliza 8 VMs com uma vcpu cada um, na real, tu esta dando 1 core para
> ser dividido em 2 VMs, o que seria como tu abrir dois processos
> grandes, ao mesmo tempo, numa máquina com processador fraquinho
> ehehehe. As 2 VMs irão brigar pelo core, e nisto tu irá perder
> desempenho [de acordo com a carga de cada VM].
>
>    Tenho seguido esta receita de bolo e tem dado certo. Um core para
> [...]

Entendi Guilherme!

Minha intenção era instalar no máximo 2 vms! Um FreeBSD para TUDO
(banco, firewall, samba, etc, etc, etc), e um pfSense para controle da
wifi (portal captivo, etc).

Seguindo suas recomendações acho que vou fazer o seguinte:

FreeBSD com 1 core, 512 RAM (firewall, etc)
FreeBSD com 2 cores, 3 GB RAM  (proxy, vpn, banco, samba, etc)
pfSense com 1 core, 512 RAM (portal captivo = wifi)

É necessário deixar alguma quantidade de memória/cpu sem utilização?
(para uso do próprio ESX por exemplo?)

Se a perda de performance for pouco significativa, eu preferia deixar
tudo em uma só VM mesmo.

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes