[FUG-BR] FreeBSD 7.1 Release para AMD64

Trober trober em trober.com
Quarta Julho 1 22:42:21 BRT 2009

> Pessoal, boa noite!
>
> Comprei uma máquina AM2 Semprom LE 1250 (chipset 780g) 64BITS e  pretendo
> instalar um servidor de web, e-mail, ftp, proxy, etc.
> Poderiam me dizer se a versao do FreeBSD 7.1 release para 64bits é igual a
> qualquer instalação comparado a um Pentium com FreeBSD 6.1? É claro que
> estou me referindo aos softwares, se trabalha correto no 64 bits, ou se
> tem alguma restrição de mal funcionamento de algum software para servidor
> de internet completo, etc..
> Enfim... se algum de vocês saberem que o FreeBSD 7.1 para AMD64 tem alguma
> [...]
[SNIP]

Olá [sem nome]! :)

Na transição de 6.x i386 para 7.x amd64, em relação aos ~60 ports que
normalmente instalo, tive apenas problemas com o /usr/ports/audio/beep, já
que não há dispositivo SPEAKER para amd64.

Na transição, terá fortes dores de cabeça se precisar usar aliases de IP
em interfaces, já que esse recurso no FreeBSD 7.x (independente de
arquitetura) está incomodando muita gente. Não é difícil encontrar nas
principais listas relacionadas, alguém reclamando desse problema, além de
vários chutes imprecisos como resposta.

Se eu estivesse na sua situação, tendo plena certeza de não precisar usar
aliases de IP, adotaria 7.2 amd64. Do contrário, 6.4 amd64.

PS: Sem flames, galera, mas confesso que estou torcendo para que digam que
estou errado em relação ao aliases no 7.x :)

Saudações,

Trober
-
-