[FUG-BR] OT - Virtualização de desktops

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quinta Junho 25 11:41:15 BRT 2009

Bom dia Ricardo.
A VMWare possui um sistema de virtualização de desktops. Eu assisti uma
apresentação sobre ele na VMWare Forum.

O interessante, é que você possui um servidor parrudo, com a virtualização
de todos os desktops (vc pode criar, apagar, duplicar - desktops
on-the-fly). E um outro software, o VMWare Thin Client, que se conecta ao
servidor virtual.

Qual o interessante dessa estrutura:

- Você pode ter uma máquina (virtual) por pessoa. Assim, um pode usar
Windows XP, e outro Windows 2003, no mesmo servidor. E caso alguém instale
alguma coisa que gere problemas com o sistema operacional, vai afetar apenas
a máquina virtual do usuário.
- Roda aplicações multimidias sem problemas.
- Conexão USB funciona de modo transparente, o que não ocorre muito bem com
RDP. Já tive sérios problemas com pen-drives e RDP.

Para uso de desktop remoto, acredito que seja uma opção excelente e é bom
ser considerado. O problema é o preço.

Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928