[FUG-BR] RES: /var crescendo [RESOLVIDO]

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Quarta Março 11 16:07:02 BRT 2009

On 3/11/09, Renato Botelho <rbgarga em gmail.com> wrote:

>  > Renato Botelho <rbgarga em gmail.com>, conhecido consumidor de drogas
>  > (BigMac's com Coke) escreveu:
>  >
>  >> Deve ter sido por essa razão que eu coloquei um httpd graceful no cron
>  >> todos os dias as 0:05h
>  >
>  > válido e inteligente, porém (sempre um porém): estamos "quebrando o
>  > galho" do aplicativo. Será que não há um modo dele mesmo fazer o "limpa
>  > disco"?
>

> Quem rotaciona os logs eh o newsyslog, porém quem os gera é o próprio
> [...]

Particularmente não costumo fazer os rotate dos logs do apache sem
fazer um grafeful restart, pois sem isso ele (apache) continuará
gravando no arquivo antigo.
(http://httpd.apache.org/docs/1.3/logs.html#rotation)

O que pode ser feito nesse caso é colocar no /etc/newsyslog.conf na
linha que rotaciona o log do apache o arquivo pid do apache, desta
forma o newsyslogd irá mandar um SIGHUP para o processo do apache que
fechará o descriptor do arquivo antigo e reabrirá outro para o arquivo
novo. Entretanto isso pode gerar problemas se o conf do apache tiver
algum erro o apache irá cair oque não é uma coisa boa, principalmente
quando acontece de madrugada e não há ninguem para "agir" sobre o
problema.

Uma forma mais fácil de rotacionar os logs é utilizar o rotatelogs
(http://httpd.apache.org/docs/2.0/programs/rotatelogs.html) que faz o
rotacionamento automático dependendo de como é configurado, por
tamanho, tempo e dá até para customizar o nome do arquivo de log. O
problema ai passa a ser que você precisa fazer a limpeza dos logs
rotacionados de tempos em tempos (coisa que o newsyslogd faz
automaticamente se configurado) mas se você processa esses logs para
gerar métricas de audiência isso não deve ser um problema, visto que
você já deve ter um script para coleta/limpeza dos logs rotacionados.

Att,
Alexandre