[FUG-BR] Aplicação com Alta Disponibilidade de ISPv

Sexta Março 13 12:47:50 BRT 2009

> Ótimo,
> Mesmo perdendo as sessões e tendo um downtime de aproximadamente 1 a 3 minutos, o que poderia fazer?
> O que recai sobre DNS ? Existe uma solução baseada em DNS ?

DNS é o único "caminho" pro seu ambiente que a internet conhece se voce
nao for AS, ja que fisicamente seus ambientes estao em locais distintos
e portanto, rede distinta.

> Não existe algo que possa fazer um endereço de IP ser compartilhada entre os hosts destinos destes sites, como o carp faz ?

Nao. Porque nao é algo que voce tenha sobre seu controle. A Internet vai
  "dar um jeito" de chegar nesses servidores. Voce nao tem um IP em
comum e nao vai poder jogar o IP de um DC no outro, mais uma vez, se
você não for um AS.

> Não entendi nada !!!
> Patrick, explica ??
> Qual o trunfo ??
> Apartir do que, que torna-se viável ???

- Voce ser AS
- Voce poder fechar BGP com esses Data Centers
- Voce poder anunciar uma rede pequena (/24) pra esses peers (os DCs)

Dessa forma o IP é seu e voce faz com ele o que quiser, ou seja faz
chegar até ele como e por onde quiser. Ai fica tranquilo, firewall
redundante sincronizando as sessoes entre os DCs e o BGP mandando ir pro
primario ou pro spare conforme politica anunciada.

Se uma das possibilidades acima for falsa, esquece essa parte e se
prenda mais em nivel de aplicação. So vejo DNS como a sua saida. Ainda
assim cheia de limitacoes alem dos transtornos em potencial intrinsecos
ao DNS propriamente dito (como politica de Cache local q ignora seu SOA
e seu TTL por registro).

Boa sorte nesse projeto :)