[FUG-BR] Instalação impossível? AmazonPC L104

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Segunda Novembro 2 18:53:12 BRST 2009

2009/11/2 Paulo Henrique Rosa de Oliveira <paulo.rddck em bsd.com.br>:

> Na boa antes de começar a ficar feliz podemos ter algumas possibilidades,
> 1º -> Não ha suporte pleno para a controladora ou unidade DVD-RW  durante o
> boot.

Forte probabilidade... estou achando até que a BUS desse HD aqui é USB
na verdade...

> 2º -> Conflito de IRQ, embora hoje quase todos os sistemas usa PCI BUS e os
> mesmo tem seu próprio controlador de interrupções, contudo já passei por cada
> coisa com NIC 3Com905 solucionavel apenas depois de manipulação do IRQ na
> bios, é uma questão a ser avaliada.
> Perguntarei apenas por desencar-go, embora já disse que a bios do equipamento
> é pobre, tem como desativar o USB !?

Não tem como... só se eu usar um martelo. :-D BIOS ruim do capeta!

> 3º -> tem um CD de boot do Freebsd com apenas 40Mbs, é proprio para
> recuperação de sistema e instalação via internet... tenta bootar com ele,
> lembro na versão 6.3 haver algumas diferenças no boot em um equipamento com
> ele e com o CD1 OFficial.

Bootonly.. já fiz... com o disc1, tb, com o DVD tb... com FreeBSD
congela, com PCBSD congela, exceto o PCBSD de Pendrive. Não sei o que
tem a mais naquele kernel, mas o que quer que seja, solucionaria meu
problema. Engraçado é que o PCBSD de Pendrive instalou! Mas ficou
super instável... Rebootava do nada, eu procurava mensagens de log
para ver se encontrasva algo, e nada. Sinistro! Acho que só na 8.0 ou
7.3 mesmo.

> 4 -> Lembro de ter lido de um tutorial para se colocar o FreeBSD dentro de um
> pendrive, e executar a instalação apartir dele.

unetbootin. Essa aplicação windows e linux permite isso. Já tentei
também, mas como ele usa a ISO do DVD, congelou no mesmo ponto. O
kernel do PCBSD para pendrive deve ter a solução para meu misterioso e
incômodo problema. Ah sim, com o PCBSD também não tinha driver da
placa de rede, ethernet ou wireless.

> 5 -> Como o linux funciona, você pode compilar o Kernel Linux com suporte a
> escrita em sistema UFS, depois executar instalação cruzada, é meio muito chata
> e complicada, só fins uma vez em um Compaq Presario pentium 100 Mhz/16MB levei
> um tempinho para compreender como funcionava, outra coisa é que eu tinha
> FreeBSD a disposição e não linux como é o seu caso.

Humm... é uma possibilidade. :-D

> Bom tenho essas dicas ai !!! vai mais da experiência que tem com o sistema.

Valeu, essa última dica foi bacana mesmo, não tinha pensado em
arriscar algo tão doido ainda. :-D

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com