[FUG-BR] Como desligar um HD por software [RESOLVIDO]

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Novembro 4 12:39:46 BRST 2009

Já tem HDs que permitem variação na rotação dos discos sim.

Como a série Caviar Green da Western Digital.

Varia de 5400 a 7200.

mas pelo que eu andei lendo por aí, esse HD a 7200 gasta mais energia
que um HD puro 7200.

Ou seja, é bom para quem usa o disco raramente, ou com pouca
intensidade, mas quem usa muito o disco, ou mesmo para servidores,
duvido que esse tipo de disco seja uma solução boa. Para isso eu
prefiro um Seagate Barracuda ES.

2009/11/4 Nilson <nilson em forge.com.br>:

> Não é desligamento total, visto que a placa lógica continua
> funcionando, mas é sim o desligamento total (RPM=0) do
> motor que rotaciona os discos. Até onde me consta os
> HDs atuais não permitem velocidades intermediárias de
> rotação, é tudo ou nada.
>
> ---
> Nilson

Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP