[FUG-BR] Como desligar um HD por software [RESOLVIDO]

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Quarta Novembro 4 17:13:26 BRST 2009

2009/11/4 Rafael Henrique Faria <rafaelhfaria em cenadigital.com.br>:
> Já tem HDs que permitem variação na rotação dos discos sim.
>
> Como a série Caviar Green da Western Digital.
>
> Varia de 5400 a 7200.
>
> mas pelo que eu andei lendo por aí, esse HD a 7200 gasta mais energia
> que um HD puro 7200.
>
> Ou seja, é bom para quem usa o disco raramente, ou com pouca
> intensidade, mas quem usa muito o disco, ou mesmo para servidores,
> duvido que esse tipo de disco seja uma solução boa. Para isso eu
> prefiro um Seagate Barracuda ES.

Acho que esse pode ser uma exceção mas não é bem o que o Nilson disse,
esse disco tem (ou teria) dois modos (velocidades) de operação, o que
realmente já não é lá muito comum.

Como os hds usam motor de passo eles não se dão muito bem com baixas
rotações, nesta condição esse tipo de motor apresenta um efeito de
"soco" (tipo aqueles movimentos de robôs dos filmes anos 80) o que
gera trepidação, barulho e é pouco saudável pro dispositivo, por isso
ou o disco desliga (ops, desculpe, ele pára a rotação do prato) ou
mantém velocidade de inércia, que em última análise não trás economia
significativa, seria equivalente a apagar a luzinha do NumLock pra
economiar energia...

Abraços.