[FUG-BR] humanizando o FreeBSD no deskitópi

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Novembro 11 11:06:16 BRST 2009

2009/11/11 Cleyton Agapito <cragapito at gmail.com>:

> Não sei porque isso causa me certa estranheza, dois "monstros" da
> lista de certa forma "concordando" com o velho chavão de "free só
> serve pra servidor"! Se fosse Open tá certo, todo esforço concentrado
> lá, mas se fosse questão de foco talvez não teriamos opera,
> openoffice, skype e outras "tranqueiras" no ports, se tem é porque
> várias pessoas acreditaram no uso dele em desks.

Não to dizendo que *só serve* pra servidor, to dizendo que quem busca
conforto no desktop, tipo, dou um yum update e tá tudo pronto, não vai
encontrar no Free.

Existem muitos esforços para tornar o Free um bom desktop, existem
times pra kde e gnome que são os DEs mais usados.

O que eu quis dizer é isso, o free funciona como desktop? sim e muito
bem, eu uso desde o 3.2 e adoro, agora o free é um sistema feito com
esse *foco*? Não e acho que nunca vai ser.

> Na enquete na fug, mais velha que andar pra frente, 40% dos usuários
> tem o free como uso primário em desktop:
>
> http://www.fug.com.br/component/option,com_poll/task,results/id,18/Itemid,70/
>
> Tá certo que não é maioria, mas não creio que esse montante todo seja
> de experts né, tem uma porção de usuário alface como eu...
>
> O meu tá fofinho, cheio de frescurinhas com compiz e tudo, não tenho
> queixa nenhuma, a parte de emulação linux é no meu ponto de vista uma
> vantagem, ter opção (e com escalabilidade) é ótimo.

+1, uso o free 9.0-current como meu desktop principal aqui no trabalho, e
venho usando -current aqui desde o 7, sem problema algum.

[]s
--
Renato Botelho