[FUG-BR] Dúvidas sobre configurações de instalação para Desktop

Alexandre Kynno alexandrekynno em gmail.com
Domingo Novembro 22 18:21:54 BRST 2009

Olá a todos,

Estou querendo instalar o FreeBSD como Desktop e aproveitar para aprender um
pouco sobre s.o baseado em unix.
A príncípio, pretendo instalar o sistema como desktop como foco principal em
realizar tarefas básicas, como acesso a internet e a utilização de editores
de texto e planilha, .
Seguindo a dica do próprio site do FUG-BR, instalei o PC-BSD e  o
DesktopBSD, mas ambos ficaram bem "pesados" em meu computador (Sempron
2500/Motherboard K8N/512mbram)

Objetivando a aprender sobre o freebsd (suas funções, comandos e
configurarações), gostaria de pedir uma ajuda aos colegas, quanto a dicas de
opções a se escolher durante a instalação para instalar o sistema com minimo
de recursos necessários para realizar as tarefas citadas anteriormente,
deixando-o bem leve.

Penso em instalar o Windowmaker como Gerenciador de Janelas, mas não sei se
ele possui um gerenciador de rede que informe as redes disponíveis e força
do sinal para minha rede sem-fio. E falando em rede sem fio, tenho uma placa
com chipset Atheros AR5005g, e aproveito para pedir dicas sobre sua
instalação.

A outra opção, seria instalar o Gnome, que acredito ser mais leve que o KDE,
o qual tive oportunidade de testa-lo no PC-BSD e DesktopBSD.

Agradeço antecipadamente pela atenção
Alexandre