[FUG-BR] Anunciada equiparação do Debian GNU/kFreeBSD

Leandro Quibem Magnabosco leandro.magnabosco em fcdl-sc.org.br
Quinta Outubro 8 17:29:52 BRT 2009

Olá Nilton.

> Quem ganha muito com isso é a comunidade do Linux, onde
> esse pessoal que acha os *BSD um bicho de 7 cabeças (só sete???) vão
> ter a sua disposição Jails, IPFW, PF, ZFS, etc...

Esse comentário que usuários de Linux acham *BSD complicado tem o mesmo
motivo da comparação entre usuários Windows e qualquer outro sistema
operacional -> desconhecimento.
Todos temos receio do que não conhecemos.
IMO, FreeBSD é tão fácil quanto o Linux e acaba por ser mais fácil em
alguns momentos.
Os sistemas *BSD tem um approach mais direto, userland
padronizada/descomplicada, etc.
Se não me engano, PF já foi portado pra Linux, ZFS também já foi
portado, IPFW também, Jails tem sua versão Linux (Acho que é OpenVZ, não
é? Acho que é...), etc.
De qualquer forma, o que importa mesmo é a interação entre as
comunidades BSD e Linux.
Fique feliz que é o Debian que está fazendo a inclusão do kFreeBSD, que
é uma (se não "A") Distro mais respeitada atualmente e tem uma das
melhores comunidades no mundo do SL.

> Na minha humilde opnião só os firewalls já são um avanço tão grande que
> tende ao infinito, pois quem gosta de iptables é por que nunca conheceu
> IPFW e PF, pois pra quem precisa de firewall e os conhecer, será sem
> dúvida um caminho sem volta... BSD reina!

Concordo plenamente com a parte de firewalls.
Nunca tentei utilizar PF/IPFW no Linux e não sei como eles se comportam
nesse ambiente, mas no BSD são excelentes.

=-=

Torço pra que esse thread não fique gerando flames... ^^

Abraços!