[FUG-BR] Anunciada equiparação do Debian GNU/kFreeBSD

Nilson nilson em forge.com.br
Quinta Outubro 8 17:59:26 BRT 2009

2009/10/8 Leandro Quibem Magnabosco <leandro.magnabosco at fcdl-sc.org.br>

> Esse comentário que usuários de Linux acham *BSD complicado tem o mesmo
> motivo da comparação entre usuários Windows e qualquer outro sistema
> operacional -> desconhecimento.
> Todos temos receio do que não conhecemos.
> IMO, FreeBSD é tão fácil quanto o Linux e acaba por ser mais fácil em
>  alguns momentos.

Do meu ponto de vista o BSD eh muito mais facil pois tudo tem uma logica,
um padrao, foi feito seguindo uma linha de pensamento, ja no linux cada
distribuicao cria sua forma, jeito, tipo, e algumas parecem que nem sao
desse planeta, entao o embasamento que tive para dizer que os usuarios
de linux acham BSD dificil vem do feedback que tenho dos meus amigos
e colegas que gostam/usam unixes. A grande maioria destes acha os
BSD muito dificeis, e alguns tem uma visao de que os BSD sao um outro
"nivel" de unix (nao discordo completamente deles, mas nao pelo mesmo
motivo, heheheh) que soh podem ser entendidos por administradores de
sistemas dos niveis de semi-GOD, GOD ou Supreme Master of HELL.

> Se não me engano, PF já foi portado pra Linux, ZFS também já foi
> portado, IPFW também, Jails tem sua versão Linux (Acho que é OpenVZ, não
> é? Acho que é...), etc.

Estou desatualizado destas implentacoes, obrigado por me contar,
a proxima vez que tiver que fazer uma regra de firewall qualquer que
seja em um linux, tentarei colocar um desses firewalls para funcionar
no lugar do --master-of-weird-maybe-bizzarre-paramenters iptables. :)

Eh isso ai Leandro, vida longa e prospera ao FreeBSD!

--
[]s
Nilson