[FUG-BR] Primeiro sistema operacional 100% livre de erros está pronto

Daniel Bristot de Oliveira danielbristot em gmail.com
Domingo Outubro 25 10:12:30 BRST 2009

2009/10/24 Nenhum_de_Nos <matheus em eternamente.info>

> http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=primeiro-sistema-operacional-100-livre-erros-esta-pronto&id=010150091020
>
> como disse um amigo quando leu isso, este so deve fazer só umprimir hello
> world e a hora para ser 100% perfeito ...
>
> matheus
>

> --
> We will call you cygnus,
> The God of balance you shall be
>
> A: Because it messes up the order in which people normally read text.
> Q: Why is top-posting such a bad thing?
>
> http://en.wikipedia.org/wiki/Posting_style

Replicando minha resposta uma outra lista...

Eu acho que o enfoque ai foi mal interpretado pelo escritor da notícia,

Acho que o que deveria ser exaltado é: A nova técnicas de verificação que
pode garantir com rigor matemático a confiabilidade de um software.
A partir disto é possível corrigir um sistema, como o sistema operacional
mencionado até que não hajam mais erros.

Como também mencionado na noticia, este é um sistema operacional para um
sistema embarcado, isto é, é um sistema operacional para uma aplicação
específica, esta não mencionada no artigo o que diminui mais ainda o mérito
pois,  por exemplo, este pode rodar em uma arquitetura muito simples, como a
ARM 7 e ainda executar uma operação muito específica, como o de um
microondas.

Ainda, este pode ser um micro-kernel, o que faria com que o desenvolvimento
de um Kernel sem Bugs fosse mais simples.

Então, acho que foi infeliz quem fez o título desta notícia, primeiro pelo
enforque errado segundo pela afirmação, pois, não se comprovou
matematicamente que outros sistemas operacionais tem falhas.

OBS: Quando falo de sistemas operacionais menciono todos os softwares que
fazem interface entre software/hardware e o gerenciamento destes recursos.

Sobre uma proposta de sistema operacional altamente confiável, existe o
minix-3, que é um sistema operacional que possui um micro-kernel e  consegue
recuperar-se de falhas de forma rápida e transparente devido a sua
arquitetura de micro kernel, como o Symbiam OS, e não como um kernel
monolítico como o Linux/FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/
Windows(todas as familias)/MAC OS/HP-UX/IRIX/Sun Solaris/VDK/um etc... bem
grande/. O diferencial é que ele obedece o padrão POSIX, o que lhe da a
possibilidade de executar qualquer programa para sistemas que obedecem este
padrão (os Unix) e executa sobre intel 32 bits.

Então, galera, dou a dica de ter um senso crítico mais aguçado quando ler
notícias com um título tão alarmante, como as notícias do programa do
Datena.

--
Daniel Bristot de Oliveira