[FUG-BR] [off] não sou só eu :)

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Segunda Outubro 26 13:07:37 BRST 2009

2009/10/26 Tiago N. Sampaio <tnsampaio em bsd.com.br>:
> E em relação ao Stallman, quando vejo uma citação ao nome dele já começo
> a rir, pq sei que vem uma anedota por ai... E se não dou risada com a
> provavel besteira que ele falar, dou risada com a comunidade destruindo
> ele...
>
> Enfim :)

O importante é ser feliz! :-D

Bom, quanto ao Oracle, trabalhei com ele, e me impressionou o fato de
falarem tão bem dele. Como banco não tem nada demais! Na verdade, ele
é até bem pé-duro para fazer as coisas. E eu não sei se era só por
conta do local ter implantado assim, não sou admin Oracle e para
instalar só peguei o Express até hoje, então o que vou falar pode ser
um grande motivo de chacota mas... ele só gerencia um banco? Isso é
sério? Onde estava antes, usava-se Oracle, e só se utilizava schemas.
Mesmo aplicações que não tinham nada a ver com as outras, nem uma
massa de dados compartilhada, eram colocados no mesmo banco, em seu
schema à parte. A edição Express também não permite múltiplos bancos
de dados. Como não cheguei a conversar com os DBAs de onde estava, não
sei se era apenas uma decisão arquitetural ou se é limitação do banco.
Não acredito que um banco de dados "corporativo" como é o Oracle não
permita mais de um banco, só que essa foi a impressão que eu tive até
o momento.

Sei que o que alavanca o Oracle é, não o banco de dados realmente, mas
a quantidade de ferramentas desenvolvidas em torno da solução,
incluindo até desenvolvimento de sistemas via web utilizando aqueles
Oracle Forms e sei lá mais o que. Nisso, nenhum banco de dados bate o
Oracle... Agora, me diz uma coisa, isso deveria ser preocupação do
banco de dados? Eu acho que não...

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com