[FUG-BR] Fwd: HAMMER FS port for FreeBSD (status ?)

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Setembro 24 16:03:57 BRT 2009

2009/9/24 Leandro Quibem Magnabosco <leandro.magnabosco at fcdl-sc.org.br>:

> E isso nos leva à uma questão que coloquei em outra lista...
> Por que não utilizar DragonFly BSD ao invés de se esforçar para portar
> HammerFS para o FreeBSD?
> Há algum problema horrendo com o DragonFly que eu eu desconheça?

1. No quesito performance ele toma um pau do free
2. s/ports/pkgsrc/
3. Quantos cases existem de servidores grandes rodando dragonfly?

Essas são opiniões pessoais minhas

> Nada contra portar HammerFS para FreeBSD, só não entendo o por quê que
> tantas pessoas estão tentando fazer isso acontecer.
> Vocês vão mesmo usar o HammerFS se ele for portado?
> Don't get me wrong, é um excelente FS, mas ... alguém *necessita*
> utilizar um FS distribuído que tem de ser o HammerFS?

Ter disponível no FreeBSD um filesystem como o HAMMER é algo muito
interessante, veja bem, se uma pessoa pensa em ir pro dragonfly *apenas*
por conta disso, ela pode ficar. Eu nunca usei nem o SO e nem o filesystem,
mas pelo que li ele é mais leve que o ZFS, portanto repito, seria bem legal
tê-lo disponível.

> Tô achando muita Hype pra algo que teria pouco uso pelo pessoal que
> apóia tanto a idéia.

Eu acredito que ele seria muito usado se tivesse disponível, e acredito
que cedo ou tarde isso vai acontecer, o ZFS foi recentemente promovido
para o status de STABLE, com isso feito, logo vai aparecer alguém
interessado em portar o HAMMER, talvez ele apareça no Free 9.0 como
experimental...

> P.S.: A FUG tem uma chat-list?
> Se tiver, gostaria de participar e levar essa questão para lá.

Não vejo porque, esse assunto tem tudo a ver com a lista.

--
Renato Botelho