[FUG-BR] Fw: Servidor PPPoE

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Setembro 29 09:22:06 BRT 2009

> Opa Luiz,
>
> Concordo com você, anda-se para a frente, porntanto o certo seria
> indetificar e corrigir tais questões.
>
> Há uns 2 ou 3 anos eu abri um ticket no próprio site do FreeBSd relatando
> dificuldade que eu tive na época, que é o pppoed não identificar que o
> usuário desconectou e as veze até manter o tunel estabelecido mesmo que o
> usuário tenha desconectado. O radius não sabe que ele desconectou e
> incrivelmente eu até vejo os echo / lqr sendo enviados e recebidos, mas
> por
> [...]

Frederico,

Se você esta falando do PR bin/108895
(http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?pr=bin/108895), você não recebeu
atenção porque você trocou o ppp pelo pppd que deixou o base system..

Nesse caso aposto que ninguem nem olhou para o seu PR já que se tratava de
um problema para um programa que não era mais suportado.

Não sei como proceder nesse caso (garga ?)... Se é melhor pedir para
fecharem o seu PR e abrir outro ou se fazer o contato com alguem e pedir a
correção do texto...

De qualquer maneira, sim houve uma mudança... o lqr foi substituido pelo
echo (e isso esta documentado no manual do ppp(8):

         echo
             Default: Disabled.  When this option is enabled, ppp will send
             LCP ECHO requests to the peer at the frequency defined by
             ``echoperiod''.  Note, LQR requests will supersede LCP ECHO
             requests if enabled and negotiated.  See ``set lqrperiod''
below
             for details.

             Prior to ppp version 3.4.2, ``echo'' was considered enabled if
             lqr was enabled and negotiated, otherwise it was considered
dis-
             abled.  For the same behaviour, it is now necessary to ``enable
             lqr echo'' rather than just ``enable lqr''.

Se ainda assim o problema persistir, recomendo que você junte os seus logs
(da versão funcionando - 4.X - e da versão com problemas (depois de alterar
o lqr para echo)) e me envie em pvt.

Se realmente existir algum problema nós abrimos um novo PR.

Contato com o desenvolvedor sem as informações básicas do problema (acontece
onde, como, porque e como repetir) é um "no go".

Att.,
Luiz