[FUG-BR] OFFTOPIC - NAS ou iSCSI no Freebsd para file server

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Quinta Agosto 5 21:27:22 BRT 2010

Olá pessoal,

Desculpem minha ignorância nesse assunto, dei uma pesquisada e vi
muita gente falando que o freenas esta com dias contados, que o NAS
é mais voltado para file sharing que o iscsi, este é mais voltado para
apps como database por exemplo.

Enfim, minha pergunta a quem puder responder com mais propriedade é a seguinte:

- Consigo centralizar um storage no freebsd e via nas ou iscsi fazer
com que um windows server use esse espaco em disco ?

Quero usar as tranqueiras do active directory para poder usar as GPOs
para limitar as estacoes dos usuarios, mas queria usar
o storage no freebsd, por que confio mais que o win. Tambem quero usar
o controle de read/write shares la no windows.. só o storage
mesmo ficar no bsd, isso é possivel ?

Agora minha duvida é se uso nas ou iscsi, o desempenho em file
transfer na rede é muito diferente entre eles ?

Se alguem quiser opiniar ou tiver algum tutorial ou artigo sobre o
assunto... Instalar um ou outro eu ja achei varios, meu problema
nao é esse, é o de conceito mesmo, saber qual em qual é mais vantajoso investir.

Agradeco qualquer ajuda no caso.

Leonardo