[FUG-BR] OFFTOPIC - NAS ou iSCSI no Freebsd para file server

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Agosto 6 10:32:45 BRT 2010

Bom dia Leonardo.

Eu tenho utilizado bastante o FreeBSD como iSCSI Target.

O iSCSI Target que era utilizado no FreeNAS, não era bom. Era um port do
iSCSI Target do NetBSD, bem defasado, faltando muita coisa no protocolo.
Eu utilizava ele para fazer storage para servidores VMWare ESXi, e tive
muitos problemas.
Porém, um desenvolvedor (o Aoyama) criou um novo iSCSI Target para o
FreeBSD, e incorporou ao FreeNAS,

http://shell.peach.ne.jp/aoyama/

istgt-20010707.tar.gz<http://shell.peach.ne.jp/~aoyama/wordpress/download/istgt-20100707.tar.gz>

Porém, você precisa baixar o FreeNAS do site acima (o blog do desenvolvedor)
para obter a ultima versão do iSCSI Target criado por ele.
Funciona bem, tem bastante recursos, mas ainda é experimental.

Se você quer ter um storage iSCSI Target, confiável, eu recomendo o
OpenSolaris. Estou usando ele como storage do meu VMWare EXSi, com 4
servidores rodando OpenSolaris, exportando vários discos via iSCSI,
importando todos em apenas um, criando um volume através do ZFS, e
exportando novamente via iSCSI para diversos VMWare ESXi, e a performance é
excelente, sem reclamações, e a estabilidade também.

E quanto ao FreeNAS, ele não está descontinuado.
O iXsystems, está refazendo ele inteiro, tirando de PHP, e passando acho que
para Python.
O FreeNAS que conhecemos, não existirá mais. Será um novo, totalmente
remodelado, porém ainda usando FreeBSD como base, e provavelmente o iSCSI
Target do Aoyama.

Porém, a visão do FreeNAS, é mais NAS mesmo, apesar de ele fazer bem o papel
de SAN através do iSCSI, ele não é para isso.

Eu estou querendo criar uma versão, que seja dedicada a SAN, com mais
configurações possiveis em relação a essa visão, e não a compartilhamento de
file systems, mas compartilhamento de discos, para uso corporativo, e um
monitoramento melhor par missões criticas. Porém, está tudo em projeto
ainda. Eu estou estudando o código do iSCSI Target do Aoyama, para poder
trabalhar em cima dele, e agregando recursos existentes em storages
corporativos, como o EMC2, EqualLogic, entre outros... integração com a API
de vStorage, entre outros recursos.

Rafael Henrique da Silva Faria