[FUG-BR] Varios Dominios em um DNS

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Sexta Agosto 13 11:15:12 BRT 2010

Em 13 de agosto de 2010 10:34, Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br <
eniorm em gmail.com> escreveu:

> usando os mesmos ips que foram usados para o outro reverso?
>
> aqui aconteceu o seguinte, meu range é de 16 endereços, tive que ligar na
> telefônica (que fornece o link) para que este configurasse o reverso em
> seus
> servidores também, criaram um cname para o dns dos meus servidores dns aos
> ips de meu uso,
>
> e neste caso, para empresa2.com.br?
>
> --
> ENIO RODRIGO MARCONCINI
> gtalk: eniorm em gmail.com
> skype: eniorm
> msn: /dev/null

Enio,

No caso do Gustavo ele vai precisar configurar os reversos para a rede 200 e
201, por exemplo:

$/etc/named/named.conf

zone "57.0.200.in-addr.arpa." {
        file "200.0.57.rev";
zone "57.0.201.in-addr.arpa." {
        file "201.0.57.rev";

$/var/named/200.0.57.rev

$ORIGIN .
$TTL 3600       ; 1 hour
57.0.200.in-addr.arpa IN SOA  dns.dominio.com.br. email.dominio.com.br. (
                                2006011522 ; serial
                                3600       ; refresh (1 hour)
                                600        ; retry (10 minutes)
                                86400      ; expire (1 day)
                                3600       ; minimum (1 hour)
                                )
                        NS      ns1.dominio.com.br.
                        NS      ns2.dominio.com.br.
$ORIGIN 57.0.200.in-addr.arpa.
101                     PTR     mail.dominio.com.br.
102                     PTR     mail2.dominio.com.br.

$/var/named/201.0.57.rev

$ORIGIN .
$TTL 3600       ; 1 hour
57.0.201.in-addr.arpa IN SOA  dns.dominio.com.br. email.dominio.com.br. (
                                2006011522 ; serial
                                3600       ; refresh (1 hour)
                                600        ; retry (10 minutes)
                                86400      ; expire (1 day)
                                3600       ; minimum (1 hour)
                                )
                        NS      ns1.dominio.com.br.
                        NS      ns2.dominio.com.br.
$ORIGIN 57.0.201.in-addr.arpa.
201                     PTR     mx1.exemplo.com.br.
202                     PTR     mx2.exemplo.com.br.

Em seu caso, como o bloco é menor que /24 a operadora pode delegar o DNS
seguindo a RFC-2317/BCP 20.