[FUG-BR] FreeBSD 8 Warning Fdisk Particionamento - para iniciantes

Alan unipoarsbr em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 13 15:58:21 BRST 2010

Se alguém estiver começando no FreeBSD e ver uma mensagem de Warning ao
iniciar o particionameto então muito cuidado para não detonar a tabela de
partição.
Vou relatar um teste que fiz com o FreeBSD 8 com uma máquina teste.
Ao chegar na parte de particionamento apareceu a seguinte mensagem:

"WARNING. It is safe to use a geometry of 232632/ 16/ 63 for ad0 on
computers whith modern BIOS versions if this disk is to be used on an old
machine it is recomended that it does not have more than 65535 Cylinders,
more than 255 Heads, or more than 63 Sectors per Track. Would you like to
keep using the current geometry? - YES / NO".

Eu utilizo o CFDISK do Linux para exibir as informações do HD. Pode também
ser usado o Fdisk.
No meu caso 120GB - 255 Heads - 63 Sectors/Track - 14596 cylinders.
Anote esta numeração antes de iniciar a instalação do FreeBSD 8 pois ao
escolher NO será informada a nova numeração e ela terá que ser igual a do
CFDISK.

Escolha NO.
Se escolher SIM então terá problemas na instalação do FreeBSD e com os
outros sistemas operacionais instalados.
Se escolher SIM, depois de particionar, o FreeBSD acusará erro ao tentar
copiar os arquivos do disco de instalação para a partição.

Ao escolher NO aparece a seguinte mensagem:
"A geometry of 14596/ 255/ 63 was calculated for ad0".
Esta informação é a mesma do CFDISK.. agora pode seguir tranquilamente.

Se escolheu SIM e ferrou com tudo então reinicie a instalação do FreeBSD 8 e
escolha NO que ele vai ajeitar tudo (partições). No caso de ter que ajeitar
novamente o bootmanager eu não fiz o teste.

Máquina teste: Pentium 4 2.6GHz, Placa-mãe Intel D865 Perl, HD Samsung IDE
120 GB.