[FUG-BR] Instalação de softwares

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sexta Janeiro 15 16:45:09 BRST 2010

2010/1/14 Johann Peter Dirichlet <peterdirichlet.freesoftware em gmail.com>

> data de

> Certo, certo... É essa justamente minha curiosidade: por que alguém
> iria querer saber qual foi ports e qual foi pkg_add na raça? Só se
> estivesse interessado em upar o port, ou fazer um repositório 100%
> igual ao oficial (o que deve ser impossível: só a dica que o pablo deu
> prova que os MD5SUM são diferentes - claro que matematicamente há a
> possibilidade de empatar, mas enfim, acho que me fiz entender...) .
>
> Outra possibilidade seria fazer ports com a cara do dono: algo como
> "otimizado para Core 2 quad usando placa ATI Crossfire e
> [...]

Caramba gente, sério que vcs nunca alteraram nada das opções que vem no
ports? Sério mesmo? Usam assim, tal qual está, sempre?

Se você realmente pára para compilar, só compensa, claro, se vc for otimizar
as opções do port. O port nada mais é que um conjunto de patches e
pré-configurações que são aplicadas na compilação, mas vc pode mudar um
monte de opções que só dá para fazer na hora da compilação.

Óbviamente distinguir se está sendo utilizada uma instalação do binário
pré-compilado ou de um binário customizado via ports faz todo o sentido!
Vamos supor que eu estou com 2 servidores, em tese, iguais, mesmo OS, mesmos
"pacotes" instalados, só que em um eu instalei os pré-compilados (pkg_add
-r), e no outro não, instalei pelo ports e alterei a compilação para melhor
me atender. Devido a isso, em um dos servidores, determinada aplicação
funciona e no outro não. Como saber agora se foi porque eu removi alguma
coisa na minha otimização ou se foi porque o pré-compilado não vem com o
suporte necessário por padrão?

Acreditem, a dúvida do colega faz todo o sentido do mundo.

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com
(61) 9975-0883