[FUG-BR] FreeBSD 8.0 - a saga (boot esquisito) continua

Sexta Janeiro 15 18:40:52 BRST 2010

bem.. eu estava usando o 8.RC3 pensando que era o 8.0-RELEASE, baixei o
iso e comecei tudo de novo, instalação, etc.

naquela menção de "geometria errada" e etc, selecionei "não" conforme
sugerido aqui (normalmente eu mandava "ok" e pronto) e fomos em frente.

pós instalação, dado o reboot, até fiquei animado: surgiu o menu de
opções, passou dêle, foi, monte de informações e.. parou.

mensagens:

da3: attempt to query device size failed: Not Ready, medium not present

bolas, considerando-se as mensagens de algumas linhas antes dessa,
seria a (uma das) porta usb. Mas porque ficar esperando/buscando midia?
o que mudou?

a seguir (repetida 3x):

GEOM - ad6sX geometry doesnot match label (duh?.. dããã..)

prosseguindo:

trying to mount root from ufs /dev/ad6s2a

para tudo e surge:

enter root password or ^D to go multi-user.

bem, tudo isso já é estranho pra kct, mas não para por aí.

inserindo a pwd de root, cai no tradicional "enter for /bin/sh" e,
consequentemente, no prompt.

na sequencia, faço:

# swapon -a
# mount -a
# ^D

e tudo prossegue daí normalmente, até o login.

PORÉM...

se naquela linha ("enter root password or ^D to go multi-user") eu
apenas digitar o ^D, tudo prossegue normalmente, indo diretamente para
o login.

então (acho) que a única coisa agora é remover êsse êrro (esperar por
daX, dispositivos usb - ou entradas usb), seguir direto pela geometria
não corresponder aos labels (wtf label é êsse aí?) e pronto.. tá
resolvido.

claro como lama, não?

bão.. é isso :)

se alguém tiver alguma idéia, não se acanhe, compartilhe (rs).

TIA

ps: não tenho a mínima idéia do por que está esperando por um usb
qualquer, tampouco onde/o que são os tais labels.

--
 saudações,
 irado furioso com tudo