[FUG-BR] FreeBSD 8.0 - a saga (boot esquisito) continua

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Janeiro 25 09:01:25 BRST 2010

Em 23/01/10, Celso Viana <celso.vianna em gmail.com> escreveu:

> modificações no BTX

> negócio de geometria
> ser feito à mão,
> notebook tem 17
> CURRENT, além de um
> >

> Carlos,
>
> Pra usar GPT não precisa de BIOS EFI (sou leigo no assunto GPT)? Acho
> estranho ter procedimento diferente para usar esse recurso... se é
> mais moderno, não deveria ser padrão e possível ser feito em uma
> instalação normal?
>
> Thanks!!!
> --
> Celso Vianna
> [...]

Celso,

Não precisa de bios EFI não...

O FreeBSD instala uma partição de proteção (ocupando o disco todo) para as
bios que não entendem o GPT (bios não EFI).

Já boot loader instalado no MBR, esse sim reconhece a partição de proteção e
então le as informações de partição GPT.

Assim você tem um disco que funciona com partições GPT com ou sem bios EFI,
ou seja, suporte até 128 partições =)

Quanto a questão de instalação padrão, como se trata de um recurso novo é
normal que ele seja utilizado com alguma cautela agora no começo.

[]´s
Luiz