[FUG-BR] ThunderCache - Curiosidade

Segunda Janeiro 25 19:19:56 BRST 2010

Particularmente não considero o thunder uma alternativa viável ainda...

Emular linux, I/O de disco alto, etc....

Infelizmente se você quer obter economia de banda, no momento(continuo
dizendo, em minha opinião), tem que partir para soluções caras e comerciais
como ultraband por exemplo(que cito aqui porque já levantei valores e foi a
única solução que é aceitável para médios provedores).

Se bem que são caras mas o investimento se dilui com  a economia de banda ao
longo de anos. E falando em ultraband criaram uma versão mais leve que não
exige NAS..

Claro, isto comparando com situações "bem conhecidas" como squid, que ativar
transparent proxy(ou até TPROXY) em cima de bsd/linux é coisa de segundos e
mesmo com tunning mal feito ou com ausência deste funciona até bem prá
grande parte dos ISP.

Outro detalhe, fechar o código só complicou, se bem que programa ter código
aberto nunca foi sinônimo da dita "comunidade" ajudar... principalmente no
Brasil.  achar quem usa constantemente já escreveu 1 ou 2 linhas de código
ou doou R$0,01 é raro. :)

Para finalizar, O Thunder seria uma solução perfeita para embutir em um
PFSENSE, iria deixar muito appliance comercial no chinelo, mas a exigência
de emular linux + código proprietário deve quebrar a capacidade de
empacotar.