[FUG-BR] OFF: Proxy em uma VM XEN

Leandro Keffer keffer666 em gmail.com
Quarta Novembro 17 09:45:21 BRST 2010

tenho certa experiência com ambientes virtualizados e principalmente com
Citrix XenServer: entao lá vai:

01. Quais os impactos ?
Depende muito, o xen oferece ambiente virtualizado e paravirtualizados, onde
dependendo sua escolha, a abstração sobre o hardware será maior e
consequentemente aguentará mais carga, lembrando que paravirtualizados
somente Linux e Hibridos com drivers escritos pela Citrix para M$ Windows

02. A VM vai suportar o tráfego ?
Novamente o conceito acima, o tráfego depende muito das interfaces de rede e
da Vm utilizada, em alguns casos de tráfego intenso tenho utilizado bonding
do próprio Xen, e otimizações no O.
O grande problema encontrada em uso de VMs são em máquinas que exigem um
alto I/O, isso a virtualização ainda perde desempenho considerável.

03. O desempenho vai cair surgindo com isso lentidão no acesso à Internet ?
Acredito que não, a não ser que vocẽ tenha links realmente altos, 50Mb+

04. É recomendado deixar o proxy em uma máquina separada mesmo ?
isso é relativo, acredito que para 300 usuários e dependendo do volume de
tráfego e cache que esse proxy vai ter, serial ideal mante-la dedicada mesmo
ao seu uso

Espero ter colaborado :)
Att